segunda-feira, 6 de junho de 2011

Mitologia Grega - O PRINCIPIO

Uma parte da história que encanta muita gente é a mitologia Grega, essa formada por Deuses, Semideuses, Heróis, Monstros, Sátiros, Centauros, Minotauros e muitas outras figuras que não conhecemos nos dias atuais.
                São muitos os mitos Gregos, por isso vou iniciar uma “Serie” de postagens sobre a Mitologia Grega.
                               O PRINCIPIO
        Para os Gregos, o início da criação era o Caos, e este gerou Érebo (a parte mais profunda dos infernos) e Nyx (a noite). Estes fizeram nascer Éter (o ar) e Hémera (o dia). Depois Gaia (terra) tornou-se a base em que todas as vidas têm a sua origem. Úrano (céu) casou-se com Gaia (terra). Todas as criaturas provêm desta união do céu e da terra 
      Cronos era um Titã, filho de Gaia e Urano. Cronos era casado com Réria (sua irmã), Cronos derrotou seu pai Urano e monopolizou o domínio da terra. Temia que um dos seus filhos também o derrotasse, por isso logo que eles nasciam Cronos devorava-os. Quando Réia dá a luz a Zeus, esconde-o numa caverna na ilha de Creta, para protegê-lo do pai.
      Zeus já crescido obriga a Cronos a regurgitar seus irmãos, após a libertação dos seus irmãos, Zeus e seus irmãos começa uma batalha contra Cronos e os outros Titãs.
      Zeus e seus irmãos assumem o domínio do mundo. A Deusa da Terra Gaia Tenta por duas vezes frustrar a ordem recém-estabelecida. Gaia então envia o mostro cuspidor de fogo, Tifon, diante de cuja visão (ele tem mais de cem cabeças de dragão) Os principais olímpicos se põem em fuga. Zeus, no entanto, o enfrenta com um raio e lança o monte Etna sobre o monstro.  
      O vencendo assegura então o seus domínio sobre o mundo. Poseidon recebe o poder sobre o mar, Hades se ocupa com o mundo subterrâneo e o próprio Zeus reclama o céu. A terra e o Olimpo (Casa dos Deuses) são compartilhados por eles. Como pai dos Deuses e dos humanos, Zeus ocupa daí por diante o lugar principal entre os Deuses olímpicos. Como senhor indisputado, ele reúne em si o mais alto poder físico e espiritual.     

Representação da Luta entre Cronos x Zeus.

3 comentários: